domingo, 19 de dezembro de 2010

Artigo - O reino do amanhã

Acho que ja mencionei aqui.. mas cpmecei a escrever artigos para o site do Curso nde Quadrinhos. A priemira ja foi publicada e posto ela aqui dessa vez. O Reino do Amanhã!




Reino do Amanhã:
Roteiro: Mark Waid
Arte: Alex Ross
Editora: DC comics
Publicado em: 1996

Uma obra que marcou época. Após o reconhecimento de seu trabalho através da mini-série MARVELS, Alex Ross consagrou-se com a mini-série “Reino do Amanhã”. Mark Waid também apresenta uma história inovadora em termos de contos de outras realidades. A principio, o Reino do amanhã se propunha apenas a contar uma história que se passava no futuro do heróis do universo da dc comics. Contudo, ao invés de cair no clichê do futuro pós-apocaliptico, Mark apresenta uma realidade quase que atual contudo, os heróis do passado se afastaram dando lugar a uma nova linhagem de seres super poderosos que se esqueceram de seus deveres para com a humanidade e os inocentes. Suas lutas violentas e mortais são travadas a todo o momento sem se importar com as conseqüências. Esses “heróis” tem como inspiração Magog, herói que ganhou destaque por cruzar limites que o Superman não fez.




Tudo isso, é observado pelo pastor Norman MacCay acompanhado pelo Espectro, que está presente para julgar um grande mau que está por vir. Norman consegue ter visões de um futuro de guerra que ameaça engolir a terra. Quando magog realmente passa dos limites causando uma grande tragédia, Superman volta ativa restaurando a liga da justiça, com o apoio e incentivo da Mulher Maravilha.
Contudo, nem todos apóiam a idéia. Nem a ONU, nem os antigo vilões (encabeçados por Lex Luthor) e nem Batman que comanda sua própria rede de super seres (que conta tanto com antigos heróis quanto novos). Apartir daí, aos poucos a situação vai escapando ao controle de todos, em especial do Superman que cada vez mais não sabe o rumo certo a seguir. E a interferência do capitão Marvel também complica muito as coisas.
O interessante é que o papel da trindade de poder da DC (Superman, Batman e Mulher maravilha) tem como líderes, modelos perante os outros e suas visões de justiça são colocados em xeque e estas passam a ser contestadas perante a situação Caótica que todo se encontram.




A arte de Ross se mostra primorosa a todo o momento da história, tendo cenas que enchem os olhos de qualquer um. A história marcou época tanto por Ross e seu trabalho mas como apontamento de um dos futuros mais possíveis dentro do universo DC. Essa realidade ainda foi incorporada a linha do multivero DC sendo uma das terra paralelas. O superman do Reino do amanhã inclusive chegou a ser utilizado nas histórias da Sociedade da Justiça escritas por Geoff Johns e o próprio Alex Ross.
Dessa forma, uma das obras obrigatórias de leitura para quem curte o gênero de super heróis e ainda mais os ícones do universo DC.

Um comentário:

  1. Vou tentar conseguir um encadernado pra mim! É muito legal.

    ResponderExcluir