quinta-feira, 25 de março de 2010

Educação??????????

Eu realmente to bem indignado com o dia de ontem. Resolvi por isso em palavras e tentar ver se chego a alguma conclusão. Tipo... o que os professores de hoje esperam dos seus alunos? Realmente essa pergunta não para de martelar na minha cabeça desde ontem.
Que dizer... os alunos que são desrespeitosos são ruins, os que não estudam são ruins... os que pensam por si só também não servem? Qual o ponto afinal?
Foi uma situação que houve ontem numa das escolas que eu trabalho. O grêmio estudantil passa por uma certa dificuldade financeira deixada pelo gestão anterior e o pessoal desse ano tá tentando reverter a situação. Por isso ele assumiram o Xerox da escola. Contudo devia do a baderna e confusão dos alunos indo pegar coisas de ultima hora. O Presidente do grêmio foi na sala dos professores falar para não deixar Xerox de ultima hora para as turmas e não deixar os alunos saírem da sala para tirar as cópias.
Fiquei impressionado em primeiro lugar com o total desrespeito com o qual trataram ele já que um grupo de 6 professores (somos cerca de 12 ou 15 no turno da tarde). Simplesmente não calaram a boca e nem ouviram o aluno. São sempre os primeiros a exigir esse tipo de respeito deles. E não é primeira vez que isso acontece. Seja direção, cepers.. qualquer um que vai dar um recado tem um grupo de mau educados que não cala a boca. Ok, já os que ouviram.. ao invés de ajudar só reclamaram e não deram nenhum sugestão para ajudar. E quando ele saiu (alem de ver cara de decepção dele), essas mesmas professoras começaram a falar mau do aluno. O.O
Deusas... que tá acontecendo afinal? Um aluno empenhado, que tem opinião própria, inteligente, que trabalha não serve? Então qual é o aluno que se espera? Qual é o tipo de aluno que é bom pra elas? Talvez um aluno que não seja mais esperto que elas, que só resolva os probleminhas de matemática, fique na dele, sem contestar...sem pensar pra não ver que pode ser melhor do que elas. O aluno em questão discute política comigo de igual pra igual... adorei isso. Alias a turma dele é ótima!!! Realmente é a turma que vou poder dar a aula de história que eu sempre quis. Mas pelo visto meus colegas não vão ver eles desse jeito.
E a noite no pós...nossa... como um professor que dá aula em pós graduação pode colocar idéias discriminatórias em aula? Quando eu repeti a mesma merda que ele disse na faculdade minha professora me corrigiu e me senti envergonha do pelo que disse... e tinha razão pra isso é um pensamento que discrimina um povo!!! Afinal ele disse que o índio era preguisoço para o trabalho. O.O Ele não serviu por que resistia, isso sim!!!!!! Foi o que falei... aí ele concordou também. ¬¬ Quer dizer... eu recebo uma miséria e sou obrigado a me manter atualizado tempo todo e um professor de faculdade não? Fora que declarar que “um guerra é necessária para aquecer uma economia” ou seja.. parafraseando Hitler.. numa sala de aula... acho no mínimo irresponsabilidade.
Contudo isso... o que tá acontecendo???? Isso é educação????????????????

5 comentários:

  1. Coisa de política mesmo. Aluno deve respeitar, aprender apenas o básico e não pensar, apenas obedecer o professor. Essa é a maravilha do ensino público.

    ResponderExcluir
  2. Bah é fogo isso, por isso que te disse, acho que tu deve fazer um mestrado e dar aula na faculdade, porque é quem forma os professores....

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Bah, lá na escola onde trabalho é bem diferente. Inclusive está sendo criado um grêmio com todo o apoio da escola e professores.
    E lá, alunos com iniciativa, com capacidade de pensar e agir por conta própria, são os mais bem vistos. Mas é que lá é uma escola técnica de informática, então acho que são mundos diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Zé, nem todo professor sabe o que é ser Mestre.. O bom senso deveria partir deles!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Absurdo!! Não estimular um aluno a pensar... Espalhar idéias belicistas... E ainda se dizem professores?

    ResponderExcluir